A PASSAPORTE
LHE DÁ AS BOAS-VINDAS E, AGRADECENDO A SUA PREFERÊNCIA, INFORMA E SOLICITA QUE
CONSIDERE que:
Os termos “PASSAPORTE”,
“PASSAPORTE.COM.BR”, “nós” e “nosso” se referem à Passaporte Operadora e
Agência de Viagens Ltda, O termo “Você”, se refere ao usuário dos serviços
oferecidos pela Passaporte. através de qualquer canal de venda, entre os quais
podem ser incluídos: (i) o site da web www.passaporte.com.br e/ou do aplicativo
da PASSAPORTE para telefones celulares; (ii) canal de venda telefônica; (iii)
ponto de venda, através de seus estabelecimentos comerciais; (iv) qualquer
outro canal de comercialização utilizado atualmente ou que venha a ser
utilizado no futuro pela PASSAPORTE para oferecer Serviços ( o(s) Canais de
Venda”).
Passaporte
é uma agência de viagens on-line, cuja plataforma tecnológica permite a uma
grande quantidade de prestadores de serviços turísticos (o(s) “Fornecedor(es)”)
oferecer e comercializar seus serviços aos usuários, que, por sua vez, podem
procurar informações sobre vendas de passagens, passeios, viagens e excursões,
nas modalidades aérea, aquaviária, terrestre, ferroviária e conjugadas,
assessoramento, planejamento e organização de atividades associadas à execução
de viagens turísticas ou excursões, bem como a organização de programas,
serviços, roteiros e itinerários de viagens, individuais ou em grupo,
organização de programas e serviços relativos a viagens educacionais ou
culturais e demais serviços turísticos (o(s) “Serviço(s) Turístico(s)”),
comparar e reservar as referidas ofertas em tempo real, e adquiri-las
separadamente ou em conjunto, montando e gerenciando sua própria viagem, em
conformidade com as suas necessidades pessoais.
Passaporte
não é a fornecedora dos Serviços Turísticos e atua como intermediadora dos
produtos turísticos oferecidos pelos Fornecedores, não sendo, portanto,
obrigado, direta ou indiretamente, a executar o Serviço Turístico, tampouco
responsável por qualquer falha na prestação de serviços prestados pelos
Fornecedores, ou quaisquer danos causados por culpa exclusiva dos Fornecedores.
Quando Você contrata Serviços Turísticos através da Passaporte em qualquer um
dos seus Canais de Vendas, está celebrando um contrato diretamente com o Fornecedor
que oferece os seus Serviços Turísticos através da nossa Plataforma. A Passaporte
atua como intermediária entre você e os Fornecedores de Serviços Turísticos.
Ao
contratar Serviços Turísticos através da Passaporte, Você garante que: (i) é
civilmente capaz; (ii) aceita expressamente os Termos e Condições; (iii) só
utiliza a Plataforma da Passaporte para reservar ou contratar Serviços
Turísticos para Você e/ou para outra pessoa em nome da qual Você tenha
autorização para atuar; (iv) no caso de adquirir serviços com destino/escala em
Cuba, não é cidadão nem residente dos Estados Unidos da América e nem está
sujeito à jurisdição dos Estados Unidos; e (vi) toda informação que Você
fornece à Passaporte é verídica, exata, atual e completa.
Estas
condições são as de caráter geral que são aplicadas aos serviços de
intermediação prestados pela Passaporte e, sob nenhum aspecto, substituem ou
alteram as limitações de responsabilidade legalmente estabelecidas, nem as
condições especiais que cada Fornecedor Turístico tenha definido para seus
Serviços Turísticos. Antes de contratar, revise as condições particulares de
cada Serviço Turístico e de cada Fornecedor. A Passaporte, como mera
intermediária, não tem ingerência nas condições particulares estabelecidas por
cada Fornecedor para a prestação dos seus Serviços Turísticos e,
consequentemente, não pode alterá-las ou arcar com qualquer responsabilidade
delas decorrentes.
A Passaporte
faz constar que sua atividade de intermediação na comercialização dos Serviços
Turísticos não garante que o destino escolhido não apresente riscos para a
saúde e integridade física das pessoas. A Passaporte não é responsável direta
ou indiretamente pelas perdas e danos que por qualquer modo você ou aqueles que
viajam com você possam sofrer antes, durante ou como consequência do destino
escolhido. A Passaporte não se responsabiliza por eventos relacionados com caso
fortuito, força maior, fato do príncipe e condutas intrínsecas praticadas por
você ou aqueles que viajam com você, que possam acontecer antes ou durante a
Prestação do Serviço Turístico, e que possam eventualmente atrasar, interromper
ou impedir a execução dele.
Antes de
confirmar a sua solicitação de compra, clicando no botão Comprar e mediante
prévia aceitação destas Condições Gerais (o “Pedido de Compra”), é de suma
importância que Você tenha compreendido os termos e condições particulares
aplicáveis ao Serviço Turístico que deseja contratar, que são estabelecidos
pelo respectivo Fornecedor e devidamente informados na página de apresentação
de tal serviço, razão pela qual recomenda-se a sua leitura, para que haja
contratação apenas no caso de seu aceite. Assim evitará surpresas e poderá
desfrutar de sua viagem como planejou. As políticas de cada Serviço Turístico
são estabelecidas para cada Fornecedor sem ingerência da Passaporte.
Esclarece-se especialmente que a Passaporte não tem ingerência alguma na
cobrança de penalidades por parte dos Fornecedores ou diferenças de tarifas,
caso sejam aplicáveis, o que dependerá das políticas de cada Fornecedor. A Passaporte,
ainda, não se responsabiliza por danos causados em decorrência de qualquer
interrupção, suspensão, descontinuidade ou indisponibilidade dos serviços por
qualquer razão.
Caso não
concorde com estes termos, você não poderá acessar ou utilizar de qualquer
forma a plataforma da Passaporte. O simples uso da Plataforma, entretanto,
implica na aceitação de todas e quaisquer condições gerais e particulares
incluídas nestes termos e condições, ressalvadas as questões específicas
relativas ao uso que danos aos seus dados pessoais que demandarão sua prévia
aceitação da nossa Políticas de Privacidade. Sua leitura lhe permitirá exercer
da melhor maneira seus direitos como consumidor. Sugerimos imprimi-las e
guardá-las junto com o restante da documentação de sua viagem. Lembre-se de
tomar nota do número do Pedido de Compra que aparecerá na tela ao confirmar seu
pedido. Este número identifica sua transação e será indispensável para a realização
de qualquer gestão através da Passaporte.
A Passaporte
se reserva no direito de cancelar, suspender, desativar, bloquear ou, encerrar
unilateralmente o seu acesso à Plataforma, com rescisão unilateral dos Termos,
caso: (i) seja identificada qualquer violação as normas jurídicas (ii) suas
ações violem as disposições destes Termos; (iii) se você causar algum dano
direto ou indireto à Passaporte, seus usuários ou a terceiros; ou (vi) em
outros casos em que a Passaporte, a seu exclusivo critério, entenda necessário.
As
operações de uso, processamento, compartilhamento e demais atividades
realizadas com seus Dados Pessoais serão realizadas em conformidade com a
legislação de proteção de dados aplicável, em especial a Lei Geral de Proteção
de Dados Pessoais (“LGPD”), e com a nossa Política de Privacidade (que você
poderá acessar neste link https://www.passaporte.com/legal/politicas-de-privacidade).
Ressaltamos desde já que estas atividades serão realizadas exclusivamente para
propósitos legítimos, explícitos e previamente informados a você em nossa
Política de Privacidade, sempre limitadas ao uso do volume mínimo necessário de
dados para o cumprimento destas finalidades e permitidos com base nas
autorizações aplicáveis previstas na LGPD.
Ressaltamos
que todas as informações e conteúdo que estão disponíveis através da Plataforma
da Passaporte estão protegidos por leis de direitos autorais e não devem ser
utilizadas de outra forma que não a estabelecida nestes Termos ou sem a
autorização expressa, por escrito, da Passaporte e de qualquer outra parte que
a Passaporte julgar necessária. Imagens de pessoas ou lugares, exibidas na
Plataforma, são de propriedade da Passaporte e fica proibido o uso dessas
imagens por você ou por terceiros. Qualquer uso não autorizado dessas imagens
poderá violar leis de direitos autorais, de marcas comerciais, de publicidade e
outras regulamentações aplicáveis, podendo resultar em penalidades civis e/ou
criminais.
Os
presentes Termos e Condições de Uso podem ser alterados a qualquer momento,
através da publicação de versões atualizadas. No caso de mudanças relevantes,
você será informado a respeito e terá a oportunidade de aceitá-las ou não.
Quando Você
envia um Pedido de Compra através da Plataforma da Passaporte, você nos
autoriza a gerenciar sua reserva e a cobrar o(s) respectivo(s) encargo(s) na
sua conta ou no seu cartão. Preste muita atenção às nossas mensagens
posteriores, nas quais iremos lhe informando sobre as etapas e situação do seu
Pedido de Compra. A conclusão da gestão da reserva e/ou da confirmação da
compra dependem do pagamento integral e oportuno do preço e/ou tarifa de todos
os Serviços Turísticos. Enquanto não houver confirmação do pagamento total da
reserva, o Pedido de Compra ficará suspenso e poderá ser cancelado pelo
Fornecedor. A confirmação definitiva dos Serviços Turísticos e dos respectivos
preços será realizada mediante a emissão do(s) ticket(s) eletrônico(s) ou com o
envio do voucher, o que for aplicável, e sua fatura. Além disso, nas operações
de crédito, deverão ser preenchidos os requisitos próprios fixados pelo seu
banco emissor. A emissão do ticket eletrônico ou voucher, o que for aplicável,
confirma expressa e inequivocamente a aceitação das condições do Fornecedor e
da celebração do contrato assinado entre o Fornecedor e a pessoa cujo(s)
nome(s) aparece(m) no referido ticket eletrônico e/ou voucher.
Se o Pedido
de Compra ficar sujeito a confirmação, circunstância que lhe será informada no
primeiro correio eletrônico que receber, os valores pagos antes da confirmação
serão recebidos a título de reserva. Se, por fim, seu Pedido de Compra for
rejeitado por qualquer motivo (por exemplo, por saldo insuficiente no seu
cartão de crédito, por falta de disponibilidade, por variação na tarifa etc.) a
Passaporte lhe informará sobre as opções disponíveis para o caso de você
desejar insistir na compra ou na reserva ou, a seu pedido, lhe devolverá os
valores pagos.
Se, após a
entrada do seu Pedido de Compras, não receber um e-mail com a informação de
compra, revise a pasta de Spam e/ou entre em “Minha Conta/Minha Reserva” ou em “Minhas
Viagens” na Plataforma, com o número do Pedido de Compra. Ali, você poderá
realizar gestões e, no caso de dúvidas adicionais, poderá ligar para os números
de telefones que constam na Plataforma.
Você deverá
preencher todos os campos com dados exatos para poder realizar reservas válidas
de Serviços Turísticos através da Passaporte. Ao entrar com seus dados pessoais
na Plataforma, você declara que os referidos dados (os “Dados Pessoais”) são
exatos, precisos e verdadeiros, e assume o compromisso de atualizar os
referidos Dados Pessoais conforme for necessário. A Passaporte não se
responsabiliza pela certificação dos Dados Pessoais fornecidos por você. Você
garante e se responsabiliza pela veracidade, exatidão, vigência e autenticidade
dos Dados Pessoais inseridos. Lembre-se que todos os seus dados deverão
coincidir de forma exata com a Documentação de viagem, conforme definido no
item VI).
Você deverá
inserir um endereço de e-mail no item “Dados de Contato”. Este e-mail será
nossa via de contato com você. Verifique se o e-mail fornecido como ponto de
contato está correto e mantenha-se atento às informações que serão enviadas
pelo referido correio. Considerar-se-á que você tomou conhecimento oportuno da
confirmação de seu Pedido de Compra ou de algum inconveniente ou alteração do
mesmo mediante envio da referida informação ao endereço de e-mail fornecido por
você. Leve em conta que se o endereço de e- mail fornecido por você contiver
algum erro, você deixará de receber comunicações fundamentais para o
gerenciamento do seu Pedido de Compra. De qualquer forma, você poderá entrar em
contato com a central de atendimento ao cliente disponível no site ou entrar em
seu perfil “Minhas Viagens” e realizar o acompanhamento e/ou gerenciamento de
todos os seus Pedidos de Compra a partir dali.
Você deverá
inserir seus dados pessoais e fiscais com exatidão no item “Dados de
Faturamento” para poder emitir o comprovante fiscal correspondente. Você
declara que os referidos dados são exatos, precisos e verdadeiros. A Passaporte
não será responsável pela emissão de documentos com informação incorreta
fornecida por você. Você garante e responde pela veracidade, exatidão, vigência
e autenticidade dos dados fiscais que fornecer. A atualização dos Dados
Pessoais mencionados no item 2), não afetará os dados fiscais de faturamento
fornecidos por Você e os refletidos no comprovante de venda, o cliente poderá
solicitar através do “Minhas Viagens” a correção da fatura dentro dos primeiros
30 dias contados a partir da data da emissão do comprovante. Poderá receber uma
fatura emitida por qualquer uma das empresas mencionadas no cabeçalho do
presente e definidas como Passaporte.com.br ou Passaporte.
Você
encontrará as informações relativas aos preços, qualidades e características
dos Serviços Turísticos, sua disponibilidade, condições de venda, restrições,
políticas de cancelamento ou de reembolso (entre outras) são estabelecidas e
oferecidas diretamente pelos Fornecedores dos Serviços Turísticos “on-line” e
em tempo real e sem qualquer ingerência (direta ou indireta) da Passaporte. Na
sua qualidade de intermediária, a Passaporte lhe informa sobre as
características dos Serviços Turísticos reproduzindo exatamente as informações
prestadas pelos Fornecedores e apenas gerencia seus Pedidos de Compra com os
Fornecedores, faz a cobrança, quando aplicável, dos valores correspondentes às
tarifas e presta suporte na busca de soluções no caso de surgirem preocupações
inconvenientes. A Passaporte realiza seus maiores esforços para fornecer
informações corretas e precisas, mas não se responsabiliza por erros ( como
erros manifestos e tipográficos), interrupções (devido a quedas temporais e/ou
parciais do servidor ou a reparações), imprecisões, informações enganosas ou
falsas emanada dos Fornecedores dos Serviços Turísticos A Passaporte não é nem
deve ser interpretada como um promotor da qualidade, do nível do serviço e/ou
da qualificação ou classificação de qualquer Serviço Turístico disponível na
Plataforma ou qualquer outro canal de vendas. Aconselhamos ler os comentários
de outros passageiros que constam da Plataforma para assessorar-se sobre o(s)
Serviço(s) Turístico(s) escolhido(s) e avaliar se este(s) se enquadra(m) às
suas necessidades e expectativas. A Plataforma pode conter links e pontos de
direção a outros sites da Internet, recursos e promoções da Plataforma. Os
links da Plataforma (em qualquer direção) a outros sites de terceiros, mantidos
por terceiros, não constituem uma recomendação por parte da Passaporte de
qualquer terceiro, seus sites na web ou o conteúdo destes. Da mesma maneira, a Passaporte
pode oferecer ferramentas para permitir a interação entre a Plataforma e um
site de terceiros, como por exemplo, uma Rede Social. A Passaporte não é
responsável de maneira alguma pelos sites ou recursos de terceiros, e sua
utilização destes sites e recursos não será regida por estes termos e
condições. A Passaporte poderá, a qualquer momento e a seu exclusivo critério,
obter acesso ou utilizar qualquer perfil ou outra informação sobre Você que
tenha sido fornecida pelo Facebook e/ou por qualquer outra rede social ou site
de terceiros (“Rede Social”). Nesse caso, você reconhece e aceita que: (i) Passaporte
poderá acessar e divulgar na Plataforma de Informação o conteúdo que faça parte
do seu perfil público dentro da Rede Social; (ii) O conteúdo do perfil público
proveniente da Rede Social poderá ser considerado como gerado por Você na
Plataforma; e (iii) O perfil público continuará sendo regido pelos termos e
condições e pela Política de Privacidade da Rede Social de origem.
Você tem o dever
de informar-se de forma responsável sobre a documentação legal e/ou migratória
e/ou as exigências sanitárias que podem ser necessárias para Você ou para as
pessoas que viajam com Você para poder realizar sua viagem conforme o planejado
(a “Documentação de Viagem”). Verifique com tempo hábil as condições de entrada
no País de destino e/ou trânsito, condições especiais de vistos e/ou
passaportes, licenças para dirigir, vacinas, autorizações para menores ou
outras exigências documentais, tanto para os Países de destino como para os
Países de trânsito, ainda que não seja necessário sair do aeroporto. Se for
exigida e você não dispuser dessa documentação, faça os trâmites necessários
para obtê-la com antecedência. Os requisitos podem variar conforme o País de
destino e/ou de trânsito e conforme seu País de nacionalidade ou de residência
e/ou da documentação com a qual você viaje. Lembre-se que é sua
responsabilidade cumprir com todos os requisitos e/ou documentação de entrada
e/ou de trânsito que forem exigidos pelas autoridades migratórias, aduaneiras
e/ou sanitárias do(s) País(es) de destino(s) e/ou trânsito.
Aconselhamos
que antes de reservar e partir, consulte todos os requisitos necessários com a
Embaixada ou o Consulado correspondente.
Sem
prejuízo do mencionado anteriormente, lembramos que: (i) os residentes dos
Países membros do Mercosul poderão transladar com o documento de identificação
R.G., DNI Digital (ou o Passaporte) aos Países membros do Mercosul (Argentina,
Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela) e Estados Associados (Chile,
Colômbia, Equador e Peru). No caso de viajar a outros Países, é necessário
levar o Passaporte e (ii) os residentes estrangeiros podem viajar às Nações
sul-americanas mencionadas com o Documento Nacional de Identidade ou o
Passaporte de seu País. Verifique com antecedência a data do vencimento da
documentação e leve em consideração que, em alguns Países, exige- se que a data
de expiração não seja inferior a seis meses da data da chegada ao território
estrangeiro.
No caso de
viajar com menores de 18 anos, além do documento de viagem habilitado (R.G.,
DNI Digital ou Passaporte), são necessárias autorizações de acordo com as
diferentes considerações:(i) Se o menor estiver viajando com ambos os pais,
basta que se comprove o vínculo mediante Caderneta Civil de Família ou Certidão
de Nascimento (sem importar a data de sua emissão), R.G. ou o DNI do menor,
onde constem os dados de filiação, (ii) se viajar somente com um dos pais, além
de demonstrar a relação parental com algum dos documentos mencionados, deverá
vir acompanhado da autorização da mãe ou do pai ausente, sem prejuízo de
obtenção de ordem judicial, quando aplicável e (iii) se for filho de menores,
necessitará a autorização dos pais e a autorização correspondente de um dos
avós. Sem prejuízo disso, revise a Documentação de viagem necessária conforme o
tipo de transporte, o Fornecedor e a origem e/ou destino do transporte, uma vez
que os requisitos poderão variar em caso de viagem por mar, terra ou ar e de
acordo com cada Fornecedor. No caso de o(s) menor(es) não viajar(em)
acompanhado(s) de um maior responsável, por favor, revise as políticas de menor
desacompanhado de cada Fornecedor.
Quando Você
reserva um ou mais Serviços Turísticos através da Passaporte, você deve pagar
(i) o preço ou a tarifa fixada pelo Fornecedor; (ii) os impostos, taxas e/ou
emolumentos aplicáveis ao Serviço Turístico e, caso corresponda, (iii) o
encargo de gerenciamento pelo serviço de intermediação da Passaporte (o
“Encargo de Gerenciamento”). Lembre-se de que a Passaporte atua como mera
intermediadora e que os valores correspondentes ao preço ou tarifa dos Serviços
Turísticos são transferidos (endossados) ao Fornecedor. A Passaporte lhe
oferece distintas modalidades para poder efetuar e pagar suas reservas de
Serviços Turísticos dependendo do Serviço a ser adquirido, do Fornecedor que
o(s) presta e do meio utilizado para pagamento. Os meios e formas de pagamento
disponíveis para cada Serviço Turístico são os informados nos respectivos
canais de vendas de maneira prévia à elaboração do seu Pedido de Compra.
Leve em
consideração que quando você informa à Passaporte os dados de sua conta ou do
cartão de crédito e após aceita ou confirmada a operação, está nos autorizando
a efetuar as despesas:
(i) pela
tarifa do Serviço Turístico, (ii) pelos Impostos, taxas e/ou emolumentos que
possam corresponder e (iii) por nossos Encargos de Gerenciamento
correspondentes. Se Você efetuar uma reserva na opção parcelada e/ou mediante
um cartão de crédito, leve em consideração que:
a) O Encargo
de Gerenciamento da Passaporte (que corresponda) poderá ser aplicado
integralmente na primeira parcela, apesar de ter feito a opção de pagamento
parcelado para o restante do preço ou tarifa.
b) Os juros
e/ou impostos que vierem a ser gerados pelo pagamento em parcelas são somados
ao preço ou tarifa propostos para o serviço e o referido total é dividido pela
quantidade de parcelas selecionadas para pagamento.
Se Você
tiver combinado com seu emissor de cartão de crédito seguros de vida pelo saldo
devedor ou outros encargos que afetem o custo financeiro total, lembre-se de
consultar sua empresa emissora sobre a vigência, condições e custos de tais
seguros ou encargos, os quais, naturalmente, nada têm a ver com a Passaporte e
dependem e/ou variam conforme o que foi combinado por você com cada agente
emissor ou operadora de cartões de crédito. Recomendamos que se informe sobre
as condições de uso e dos juros de seu cartão de crédito antes de utilizar da
modalidade de pagamento em parcelas.
Caso
realize um cancelamento posterior à compra, sempre que as condições
particulares do Serviço Turístico assim o permitam, a Passaporte não devolverá
e nem será responsável pelos juros que a transação original tiver gerado, uma
vez que a Passaporte não recebe esses referidos juros.
O preço a
pagar poderá ser cobrado em moeda nacional ou em dólares, conforme se tratar de
prestações locais ou estrangeiras. Caso seja cobrado em dólares, o lançamento
será efetuado contra o limite internacional do seu cartão. Em todo caso,
qualquer que seja a moeda de pagamento, a tarifa ou preço será aquele que lhe
foi informado e aceito por você. Lembre-se de que para as operações
internacionais, alguns bancos e empresas operadoras de cartões de crédito
impõem certos encargos, além de impostos correspondentes de acordo com a lei
estrangeira aplicável. Adicionalmente, seu banco poderá converter os preços à
moeda local e cobrar um valor pela conversão. Pode acontecer de o tipo de
câmbio utilizado pelo Banco ser distinto do apresentado pela Plataforma, sendo
que você poderá perceber uma variação entre o valor cobrado pelo banco e o
valor informado na Plataforma. O banco é quem determina o tipo de câmbio e a
tarifa aplicada na sua reserva, informe-se junto ao seu banco;
Cada
transação está sujeita a processos de verificação antifraude. Um deles consiste
em lançar uma despesa equivalente a 1 dólar norte-americano no limite em
dólares de seu cartão como se estivesse sendo utilizado no Reino Unido, com a
finalidade de verificar a identidade e a validade internacional de seu cartão.
O processo de lançamento e estorno poderá ser visualizado no extrato de conta
do cliente e não gera despesas nem custos adicionais para você, uma vez
confirmadas a identidade e a validade, o valor é devolvido e o lançamento
anulado.
Para certos
destinos, o Fornecedor do Serviço Turístico poderá cobrar de você diretamente
pelo Serviço Turístico contratado, sem qualquer ingerência da Passaporte.
Nestes casos, a Passaporte apenas lhe informará no ato da compra e você
receberá uma fatura emitida pelo referido Fornecedor. Leve em consideração que
nestes casos, o pagamento será efetuado através do seu cartão de crédito, sendo
que, para produtos internacionais, poderá haver a conversão de respectivo valor
para Dólares Norte-Americanos pelo valor na referida moeda indicada no
detalhamento de seu pagamento.
Com exceção
dos produtos relacionados ao transporte aéreo que possuem regras específicas de
cancelamento, Você poderá exercer o direito de arrependimento se a reserva foi
realizada fora do estabelecimento comercial. O exercício do direito de
arrependimento deve observar o prazo de 07 (sete) dias contados a partir da
celebração do contrato. Para exercer este direito, você deverá comunicar a Passaporte
tempestivamente acerca de sua decisão, por escrito ou mediante meios
eletrônicos ou similares. A Passaporte realizará as gestões de apresentação e
acompanhamento de sua solicitação perante o Fornecedor do Serviço Turístico, e,
no caso de o Fornecedor ter sido pago, será o Fornecedor do Serviço quem deverá
proceder à devolução do seu dinheiro, mediante um crédito ou um estorno de
valores no seu cartão de crédito. Se o pagamento tiver sido efetuado mediante
transferência bancária, a Passaporte solicitará novamente seus dados para poder
gerenciar o reembolso através desse meio. Sobre este item, informamos que
Artigo 49. Do Código de Defesa do Consumidor - O consumidor pode desistir do
contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento
do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e
serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone
ou em domicílio.
Sem
prejuízo do que foi explicado no parágrafo anterior, você deve levar em
consideração que o transporte comercial no Brasil é regido por um conjunto de
normas, entre as quais se encontram a Resolução 400 da Agência Nacional da
Aviação Civil e a Resolução 4282 da Agência Nacional de Transportes Terrestres,
as Normas Internacionais da IATA, (International Air Transport Association) (As
“Normas Aeronáuticas”). Essas normas trazem regramento específico sobre o
Direito de Arrependimento, motivo pelo qual fica a cargo das companhias aéreas
estabelecer livremente as condições de cancelamento, o que acontece sem a
intervenção da Passaporte. A Resolução 400 da Agência Nacional da Aviação Civil
estabelece que você poderá exercer o Direito de Arrependimento desde que o faça
no prazo de 24 (vinte e quatro) horas da realização da compra, sendo certo que
as companhias aéreas podem determinar em suas condições de cancelamento que
esta regra somente se aplica para compras feitas com antecedência igual ou
superior a 07 (sete) dias em relação à data do embarque. Por isso, consulte as
condições estabelecidas pela companhia aérea antes da aquisição de seu bilhete
aéreo.
Se Você
solicitar uma alteração ou cancelamento fora dos prazos e procedimentos
explicados no item anterior, e a regulamentação específica da tarifa por você
selecionada assim o permitir, a Passaporte realizará as gestões de apresentação
e acompanhamento de sua solicitação, mas, tanto os prazos de resposta como a
decisão final, serão do Fornecedor do Serviço Turístico. Leve em consideração
que se a data da execução do serviço estiver próxima, a Passaporte não pode
garantir que o Fornecedor do Serviço Turístico emitirá uma solução da questão.
A maneira de proceder e as condições especiais vigentes para esses casos de
trocas ou cancelamentos em uma reserva confirmada por você são determinadas
pelos Fornecedores dos Serviços Turísticos, que poderão estabelecer multas ou
penalidades aplicáveis paras alterações solicitadas. Estas condições estão
disponíveis para sua consulta em nossa Plataforma. Revise- as antes de reservar
e lembre-se de que existem Serviços Turísticos nos quais, por disposição dos
Fornecedores, não se admitem alterações e/ou devoluções, ou se admitem mediante
restrições e/ou penalidades, inclusive em casos de doença, greves, fenômenos
climáticos etc. – Lembre-se de que cada Fornecedor define suas penalidades sem
intervenção ou ingerência da Passaporte.
Independente
do canal de venda a gestão após a compra de seu produto ou serviço turístico é
realizada “on-line” e em tempo real. Quando Você solicita uma alteração, está
cancelando uma reserva confirmada e solicitando outra nova que será regida
pelas condições particulares aplicáveis quando você realizar a alteração.
Portanto, além das penalidades aplicáveis, poderá existir uma diferença de
tarifa que consiste em um valor que resulta da diferença da tarifa
originalmente paga e a nova tarifa, conforme a disponibilidade tarifária no
momento de realização da troca (a “Diferença Tarifária”). Lembre-se de que as
tarifas turísticas são dinâmicas e dependem de variáveis, como antecedência de
compra, datas de viagem, promoções de estação e, no caso de voos, também das
restrições tarifárias (quanto maiores as restrições, maior o preço).
Os
diferentes fornecedores turísticos estabelecem livremente condições de
cancelamento, o que acontece sem intervenção da Passaporte. Por isso, no caso
de reembolsos, este será realizado pelo mesmo meio de pagamento que você
selecionou no momento da compra.
No caso de
devoluções aprovadas pelo Fornecedor, estas poderão ser efetuadas mediante um
crédito ou estorno de valores no mesmo cartão com o qual foi feita a reserva,
mediante prévia autorização do(a) titular do cartão de crédito. Se o pagamento
foi realizado à vista, em dinheiro, e/ou transferência bancária, a Passaporte
solicitará seus dados bancários para realizar o reembolso mediante
transferência bancária. Os prazos de reembolso e/ou do estorno de valores
dependerão de cada Fornecedor (nos casos das Companhias Aéreas estima-se
habitualmente de 30 a 120 dias).
Cabe
esclarecer que os Fornecedores não são obrigados a realizar exceções das
condições do contrato aos passageiros, mesmo nos casos comprovados de doença ou
incapacidade física que lhes impeça de viajar. Ou seja, se a tarifa ofertada
previr a cobrança de penalidade para realizar alterações/devoluções ou não
permitir alterações e/ou devoluções, o Fornecedor poderá cobrar esses valores
ou negar a devolução do custo da reserva.
O Valor de
Gerenciamento cobrado pela Passaporte é de caráter não reembolsável. No caso de
cancelamento de reservas confirmadas por qualquer motivo, o referido valor de
Gerenciamento não será devolvido, já que corresponde a um serviço efetivamente
prestado pela Passaporte. Da mesma forma, na hipótese de você solicitar uma
alteração ou cancelamento de um Serviço Turístico, a Passaporte poderá cobrar
um Valor de Gerenciamento adicional.
Se Você não
se apresentar para utilizar sua reserva nas datas e horários indicados (ou
chegar com atraso) configura-se o que no mercado turístico conhece como “No
Show” e Você não terá o direito de exigir a devolução total ou parcial do valor
pago. Se não for utilizar sua reserva no todo ou em parte ou se for chegar com
atraso para utilizar a sua reserva, recomendamos comunicar-se previamente com a
Passaporte para conhecer as restrições aplicáveis.
Sem
prejuízo do que foi explicado no parágrafo anterior, você deve levar em
consideração que o transporte comercial no Brasil é regido por um conjunto de
normas entre as quais se encontram a Resolução 400 da Agência Nacional da
Aviação Civil e a Resolução 4282 da Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Essas normas trazem regramento específico sobre o “No Show”, motivo pelo qual
fica a cargo das companhias aéreas estabelecer livremente as condições de
cancelamento, o que acontece sem a intervenção da Passaporte.
Conforme as
regulamentações vigentes nos Estados Unidos, as viagens a Cuba para atividades
turísticas são proibidas para cidadãos, residentes ou pessoas sujeitas à
jurisdição norte-americana. Esta regra tem algumas exceções (como por exemplo:
visitas familiares; trabalho oficial para o Governo dos Estados Unidos,
Governos Estrangeiros e algumas organizações não governamentais; atividade
jornalística; pesquisa e reuniões profissionais etc.). Atualmente a Passaporte
não conta com os recursos para poder verificar estas exceções durante o
processo de compra “on-line”. Portanto, momentaneamente não temos condições de
oferecer este destino aos cidadãos compreendidos nas referidas exceções. Mais
informações no site:
https://br.usembassy.gov/pt/comunicado-sobre-politica-para-cuba/
Caso Você
precise efetuar uma reclamação ou consulta, solicitar alterações e/ou
cancelamentos – sempre que sua tarifa assim o permitir – solicitar o reenvio de
vouchers ou tickets e/ou fazer o download de sua fatura, exercer seus direitos
sobre seus Dados Pessoais (dispostos na nossa Política de Privacidade), Você
poderá acessar durante as 24 horas do dia o link “Minha Conta” se estiver registrado
na Plataforma (ou através de “Minha Reserva” ou “Minhas Viagens”) com o seu
número do Pedido de Compra, onde poderá realizar qualquer gestão. Lembre-se de
que a Passaporte é uma agência de viagens , e os canais de relacionamento estão
descritos em sua Plataforma. Independente disso, para qualquer urgência, sempre
poderá utilizar as linhas telefônicas que constam nos e-mails ou vouchers
enviados com cada Serviço Turístico.
Caso queira
realizar uma reclamação, sugestão ou consulta, recomenda-se realizar uma
descrição detalhada dos fatos, juntando imediatamente uma cópia dos
comprovantes do alegado, explicando o ocorrido e formulando em termos claros e
simples a solução desejada. Desta maneira poderemos revisar seu caso de forma
mais rápida e eficiente. A Passaporte analisará a reclamação e dará resposta
através do mesmo endereço de e- mail informado por você o quanto antes. Se, da
revisão dos comprovantes resultar o acolhimento total ou parcial da sua
reclamação, a Passaporte o notificará e lhe enviará por e-mail o acordo
correspondente. O referido acima é sem prejuízo de que a Passaporte poderá lhe
oferecer uma solução alternativa, diferente dos pedidos formulados por você.
Quanto aos
seus direitos sobre seus Dados Pessoais, você poderá ainda enviar uma
solicitação para a Passaporte através do e-mail dadospessoais@passaporte.com.br,
conforme previsto na Política de Privacidade.
Se Você
estiver de acordo com a proposta da Passaporte, deverá assinar o termo de
acordo correspondente e enviá-lo à Passaporte no endereço indicado. Uma vez que
a Passaporte tenha recebido o documento, um agente de atendimento ao cliente
entrará em contato com você para lhe informar a data do pagamento e as demais
condições do cumprimento do acordo.
As
alterações ou cancelamentos de reservas efetuados por nosso intermédio, ainda
que sejam regidos pelos Fornecedores dos Serviços Turísticos, devem ser
gerenciados através da Passaporte. Em qualquer um dos casos anteriores, a
companhia aérea e/ou o fornecedor o direcionarão à nossa empresa.
Tenha muito
claro que cada Fornecedor tem os seus próprios regulamentos para a prestação de
seus Serviços Turísticos.
Você
expressamente nos autoriza a:
a) Consultar
e prestar informações à Central de Risco e ao sistema de informação de crédito
do Banco Central do Brasil, bem como aos órgãos de proteção ao crédito (Serasa,
SPC, Boa Vista) e ao Sistema de Informações de Créditos – SCR.
b) Verificar
qualquer informação a seu respeito que possa afetar a relação de confiança
necessária à manutenção de sua conta em “Minhas Viagens”.
c) Acatar e
aceitar a realização de intermediação, sejam decorrentes de ordens escritas ou
telefônicas, podendo a Passaporte solicitar confirmação por escrito, no prazo
que venha a ser convencionado para cada intermediação frente aos fornecedores
de bens e serviços turísticos.
d) Adotar
qualquer providência destinada à cobrança de eventuais valores oriundos de
reservas intermediadas por nós, inclusive com relação à contratação de tais
bens e serviços perante os fornecedores de bens e serviços turísticos, ficando,
desde já, a Passaporte autorizada a fornecer os seus dados do Cliente para o
exercício desta autorização.
e) Em
qualquer momento, efetivar a compensação do seu crédito decorrente da
intermediação celebradas e contratadas por você, com eventual saldo positivo
mantido conosco.
f) Resgatar
ou recuperar qualquer crédito, presente ou pretérito, oriundos de reservas não
desfrutadas perante os fornecedores de bens e serviços turísticos, salvo
orientação em contrário de sua parte, por escrito.
g) Receber,
por conta e ordem, depósitos, transferências, retiradas, resgates e recuperação
de qualquer crédito mencionado na alínea “f”, acima, frente aos fornecedores de
bens e serviços turísticos.
Na hipótese
de ser recuperado ou resgatado algum crédito perante os fornecedores de bens e
serviços turísticos, você será comunicado sobre a disponibilização de tal
crédito para que possa ser utilizado na aquisição de algum produto ou serviço
turístico em nossa plataforma ou a transferência desse crédito para você,
segundo o mesmo meio de pagamento utilizado no ato da compra daquela reserva
não desfrutada.
Tão logo
comunicado, você terá o prazo de até 48 (quarenta e oito) horas para eleger uma
das opções acima, sendo certo que, caso não apresentada uma das opções
tempestivamente, ensejará a renúncia tácita de seu direito.
O
transporte aéreo encontra-se regulamentado pelas Regras da Aeronáutica. Por sua
vez, cada companhia aérea (a “Companhia Aérea”) estabelece suas próprias
regulamentações tarifárias para a comercialização de passagens aéreas (a(s)
Passagem(ns) Aérea(s)).
A Passaporte
é uma agência credenciada pela IATA e está apenas autorizada a comercializar
Passagens Aéreas na qualidade de intermediadora entre as Companhias Aéreas
membro da IATA e em cumprimento de seus manuais de tarifas, condições de
transporte e de suas instruções escritas. Quando Você entra com um Pedido de
Compra na Plataforma e este é confirmado mediante a emissão de um e-ticket, é
gerado automaticamente e sem intervenção manual alguma, um registro (Electronic
Ticket Record ou ETR) no sistema da Companhia Aérea com os dados fornecidos por
Você na Plataforma. A aquisição da Passagem Aérea obedece a regulamentação
estabelecida pela Companhia Aérea, a qual é a única responsável por informar os
respectivos Termos e Condições para tal aquisição, inclusive quanto às
condições especiais e promocionais, cite-se: imposição de certas limitações
sobre a utilização da Passagem Aérea, não ser reembolsável, não ser
transferível, restrições sobre alterações de rota, imposição de estadias
mínimas e máximas, restrições para a devolução do valor pago etc. Importante
destacar que as tarifas classificadas como econômica são as que apresentam
maiores restrições. Leve em conta que a Passaporte não está autorizada a
alterar ou mudar em nenhum caso as regulamentações das Passagens Aéreas.
Toda
informação exibida na Plataforma referente às Passagens Aéreas oferecidas
(itinerários, tarifas etc.) é proporcionada e atualizada “on-line” e em tempo
real diretamente por cada Companhia Aérea através de um sistema global de
reservas (Global Distribution System ou GDS). As Companhias Aéreas, através dos
GDSs, são as responsáveis exclusivas pela atualização das tarifas, da
disponibilidade e outros dados que aparecem na Plataforma. Por este motivo, no
período entre a entrada do Pedido de Compra e a confirmação do pagamento ou
emissão da Passagem Aérea, as tarifas estabelecidas pela Companhia Aérea
poderão variar conforme a disponibilidade. Os preços definitivos ficarão
fixados a partir do momento da confirmação definitiva da reserva que é
produzida com a emissão do(s) ticket(s) eletrônico(s) e seu faturamento. A Passaporte
não fixa tarifas aéreas e nem tem controle sobre a disponibilidade delas.
Se Você
paga com cartão de crédito, tanto a tarifa como os impostos e taxas são
cobrados diretamente com o próprio código de comércio da Companhia Aérea sem
que os referidos valores sejam pagos à Passaporte. Se Você pagar mediante
depósito ou via transferência bancária, a Passaporte endossa à Companhia Aérea
os valores correspondentes às tarifas. Em todos os casos, a Passaporte somente
recebe os valores correspondentes aos valores de Gerenciamento.
Em
cumprimento ao artigo 12 da Resolução 400 da ANAC, as Companhias Aéreas poderão
alterar as condições de voos, como horários, datas ou itinerários; poderão
atrasá-los e/ou reprogramá-los e/ou cancelá-los. O transportador está
habilitado a realizar as alterações nos voos programados, desde que comunique a
esta autoridade de comércio aéreo conforme a regulamentação aplicável, e a Passaporte
não tem nenhuma ingerência nem intervenção em relação às alterações que
poderiam sofrer os voos. Se alguma dessas variações ocorrerem em até 72 horas
antes da saída do voo, por instruções do fornecedor final, a Passaporte lhe
informará sobre as alternativas disponíveis e somente procederá à confirmação
das alterações com sua expressa e prévia aceitação e confirmação. Qualquer
reclamação, demanda ou denúncia pela prestação do serviço escolhido deverá ser
dirigida à Companhia Aérea. Lembre-se de que são as Companhias Aéreas as que
prestam o serviço de transporte. Nas 72 horas prévias à saída de seu voo, a Passaporte
não pode realizar gestões sobre as Passagens Aéreas.
Você deverá
estar presente nos balcões de despacho da Companhia Aérea no aeroporto de
partida no dia previsto e no horário indicado com a Documentação de Viagem.
Para voos domésticos, aconselhamos apresentar-se no aeroporto com duas horas de
antecedência e para voos internacionais, a antecedência deverá ser de, no
mínimo, três horas. Leve em consideração que os horários constantes na sua
Passagem Aérea estão expressos em horário local do País de escala e/ou de
destino. Se Você não se apresentar para embarcar ou chegar com atraso para
embarcar (No Show), a Companhia Aérea poderá cancelar qualquer reserva para a
continuação da viagem ou de retorno e você não terá o direito de exigir a
devolução total ou parcial dos valores pagos. Caso Você não utilize o trecho
inicial nas passagens do tipo ida e volta, a Companhia Aérea poderá cancelar o
trecho de volta, exceto se você informar, até o horário originalmente
contratado para o trecho de ida do voo doméstico, que deseja utilizar o trecho
de volta, sendo vedada a cobrança de multa contratual para essa finalidade.
Destacamos
que usualmente as Companhias Aéreas determinam que as tarifas mais econômicas
sejam aquelas que não permitem alterações, cancelamentos e nem devoluções e,
ainda que sejam permitidos, as referidas alterações ou cancelamentos ficarão
sujeitos a penalidades. Caso –de acordo com a regulamentação apresentada pela
Companhia Aérea – a tarifa selecionada por você permita cancelamentos, a Passaporte
realizará gestões de apresentação e acompanhamento de seu pedido de
cancelamento perante a Companhia Aérea, e será esta que deverá proceder à
devolução, mediante um crédito ou um estorno de pagamento no seu cartão de
crédito. Se o pagamento tiver sido efetuado mediante transferência bancária, a Passaporte
solicitará novamente seus dados para poder gerenciar o reembolso por este meio.
Se sua solicitação for uma alteração de data ou de itinerário e a tarifa da
Passagem Aérea permitir alterações, a Companhia Aérea poderá estabelecer uma
penalidade a ser paga e, também, ao fixar uma nova data ou escolher um novo itinerário,
você pagará a Diferença de Tarifa aplicável no momento da alteração. As
alterações deverão ser realizadas nas mesmas classes emitidas ou então em
classes superiores.
Esclarecemos
que não é possível realizar alterações para tarifas mais econômicas publicadas
posteriormente à emissão da Passagem Aérea adquirida. O pagamento da penalidade
e da Diferença de Tarifa poderá ser realizado unicamente com cartão de crédito
em 1 (um) único pagamento. Também, tanto no caso de alterações como no de
cancelamentos, a Passaporte poderá cobrar um valor de Gerenciamento adicional.
A Passagem
Aérea emitida em nome do passageiro é nominal, pessoal e intransferível. Preste
muita atenção ao inserir seu(s) nome(s) e sobrenome(s) no(s) lugar(es)
indicado(s) para isso e que tudo seja conforme sua Documentação de Viagem,
especialmente o Passaporte. Você tem disponível um espaço para o(s) nome(s) e
outro para o(s) sobrenome(s) e tem a possibilidade de revisar esta informação
antes de confirmar o Pedido de Compra. Sua(s) passagem(ns) Aérea(s) será(ão)
emitida(s) automaticamente com a informação prestada por Você na Plataforma sem
intervenção manual alguma por parte da Passaporte. O erro no preenchimento de
seu nome, sobrenome ou agnome deverá ser corrigido pela Companhia Aérea, . No
entanto, lhe caberá tal solicitação de correção até o momento do check-in. No
caso de voo internacional, que envolva operadores diferentes (interline), os
custos da correção podem lhe ser repassados. A correção do nome não altera o
caráter pessoal e intransferível da passagem aérea. A Passaporte não se
responsabiliza por erros e/ou inconsistências nos Dados Pessoais que Você
utilizar na Plataforma
Saiba que,
uma vez emitida a passagem aérea e emitido o bilhete eletrônico, as Companhias
Aéreas podem não admitir a alteração de nomes e/ou sobrenomes em uma passagem
aérea, ainda que contenha(m) meros erros de digitação. Nesta hipótese, se
autorizado por elas – Companhias Aéreas – poderá incorrer a cobrança por elas
de custo adicional.
Será
considerado “menor desacompanhado” aquele que viajar sem ao menos um dos pais
ou responsáveis legais. As Companhias Aéreas podem oferecer serviços de
assistência e acompanhamento (com custo) que, conforme o caso, poderão ser
obrigatórios ou opcionais para aqueles menores que viagem sem acompanhante.
Entretanto, a Passaporte não oferece este tipo de serviço e não poderá
assegurar o efetivo embarque de o menor no caso de essa exigência ser
obrigatória.
Os menores
entre 2 e 5 anos, deverão viajar obrigatoriamente acompanhados pelos seus pais
ou responsáveis a seu encargo. Normalmente, o serviço de “menor desacompanhado”
é obrigatório para crianças entre 5 e 11 anos e opcional para crianças entre 12
e 17 anos. O serviço não está disponível para crianças que requeiram
certificação médica para viajar e/ou que não possam alimentar-se sozinhas e/ou
que não sejam capazes de cumprir com suas necessidades básicas de higiene e não
está disponível para itinerários com escalas ou alterações de avião. Consulte a
política específica da Companhia Aérea pela qual deseja viajar.
Todas as
Companhias Aéreas têm diferentes políticas de franquia de bagagem, por isso
você deve consulta-las. Informe-se antes de viajar. O transporte de bagagem
despachada configurará contrato acessório oferecido pela Companhia Aérea, sendo
que a bagagem despachada poderá sofrer restrições, nos termos da Resolução 400
da ANAC e de outras normas atinentes à segurança da aviação civil. A Companhia
Aérea deverá permitir uma franquia mínima de 10 (dez) quilos de bagagem de mão
por passageiro de acordo com as dimensões e a quantidade de peças definidas
pela Companhia Aérea. Considera-se bagagem de mão aquela transportada na
cabine, sob a sua responsabilidade. A Companhia Aérea poderá restringir o peso
e o conteúdo da bagagem de mão por motivo de segurança ou de capacidade da
aeronave. A Companhia Aérea deverá informar aos usuários quais bagagens serão
submetidas a procedimentos especiais de despacho, em razão de suas condições de
manuseio ou de suas dimensões. As bagagens que não se enquadrarem nas regras
estabelecidas pela Companhia Aérea poderão ser recusadas ou submetidas a
contrato de transporte de carga. O transporte de carga e de animais deverá
observar regime de contratação e procedimento de despacho próprios. No caso de
extravio de bagagem, será devido o ressarcimento de eventuais despesas ao
passageiro que se encontrar fora do seu domicílio pela Companhia Aérea. O
passageiro deve observar os termos estipulados no contrato de transporte da
Companhia Aérea com relação a hipóteses em que eventuais danos causados a item
frágil despachado poderão deixar de ser indenizados pelo transportador.
A
responsabilidade por roubo e/ou furto e/ou perda de bagagem e demais artigos
pessoais dos passageiros é exclusivamente da Companhia Aérea. No caso de perda
ou dano da bagagem, você deve dirigir-se aos escritórios de atendimento ao
cliente da Companhia Aérea e realizar a correspondente reclamação. Aconselhamos
contratar um seguro-viagem para cobrir parte destes riscos, o qual poderá ser
adquirido com a Passaporte. Evite levar na bagagem elementos não permitidos,
como objetos perfurantes ou cortantes, garrafas ou recipientes que contenham
mais do que 100 ml (de líquidos, gel ou aerossóis), excetuando-se medicamentos
que sejam acompanhados de prescrição médica.
Se Você
apresenta alguma condição de saúde particular, a Companhia Aérea lhe exigirá um
atestado de aptidão médica que lhe permita realizar a viagem. O atestado de
aptidão médica deve conter uma data de emissão não superior a 12 horas
anteriores à saída do voo. Leve em consideração que não poderão viajar
desacompanhados – nem com serviço de acompanhante – pessoas que não tenham
condições de se valer por si só e/ou que não tenham capacidade de seguir
instruções. A Passaporte não é responsável por qualquer procedimento inerente à
coleta e envio do atestado de aptidão médica ou qualquer documento equivalente
à Companhia Aérea, cabe a Você a adoção desse procedimento com a Companhia
Aérea.
De acordo
com as Normas da Aeronáutica, as Passagens Aéreas são válidas por um ano a
contar da data de emissão. Qualquer exceção ao prazo de validade deverá ser
solicitada e autorizada pela Companhia Aérea. A Passaporte não pode prorrogar a
validade de uma Passagem Aérea sob nenhuma circunstância.
Por
disposições migratórias de cada País, no caso de não- residente do País de
destino e contratar por nosso intermédio uma Passagem Aérea somente de ida, as
autoridades migratórias poderão exigir que Você justifique as razões pelas
quais não conta com uma Passagem Aérea de volta. Sugerimos consultar o
Consulado ou a Embaixada correspondente antes de efetuar a reserva. As
Companhias Aéreas também poderão exigir esta documentação antes de embarcar.
De maneira
geral, as tarifas econômicas não permitem o Stop Over: recomenda- se consultar
quais tarifas o permitem.
Leve em
consideração que quando se reserva um voo de uma Companhia Aérea “low cost” a
tarifa publicada não permite alterações nem cancelamentos, não inclui reserva
de assento nem bagagem incluída (somente bagagem de mão), nem serviços
complementares, tais como bebidas e/ou comidas e/ou entretenimento a bordo.
Todos estes serviços são considerados adicionais e são oferecidos sob
diferentes condições conforme cada Companhia Aérea e a um custo diferencial.
Leve em consideração que as companhias low-cost geralmente operam em aeroportos
pequenos, regionais ou secundários. Antes de confirmar seu Pedido de Compra,
revise atentamente as condições e tarifas que são informadas para cada caso já
que alguns dos serviços adicionais devem ser reservados e pagos com
antecedências enquanto outros poderão ser adquiridos durante o voo.
A
responsabilidade das Companhias Aéreas pelo transporte das pessoas e suas
bagagens está regulamentada pelas Normas da Aeronáutica. Se Você deseja
realizar uma reclamação a respeito do contrato de transporte aéreo celebrado
entre você e uma Companhia Aérea, você poderá fazê-lo perante da Agência
Nacional de Aviação Civil (ANAC) http://www.anac.gov.br/, órgão encarregado de
regulamentar, fiscalizar e certificar a atividade aeronáutica comercial no
Brasil.
Cada meio
de hospedagens, assim definido pela Portaria MTur n.º 100, de 16/06/2011, como
sendo Hotel, Resort, Hotel Fazenda, Cama e Café, Hotel Histórico, Pousada e
Flat/Apart- Hotel, denominado apenas (“Hospedagem”) tem suas próprias regras de
serviço e tarifárias.
Muitas
Hospedagens oferecem para o mesmo quarto uma “tarifa reembolsável” ou uma
“tarifa não reembolsável” (mais barata). Se reservar uma tarifa “não
reembolsável” o Hospedagem poderá cobrar 100% do valor da primeira estadia ao
finalizar a compra sem direito a reembolso algum, mesmo no caso em que os
impedimentos para utilizar a hospedagem derivem de motivos de força maior. Se
Você tiver dúvidas sobre a possibilidade de utilizar a hospedagem, recomendamos
reservar uma “tarifa reembolsável”. As penalidades que eventualmente são
informadas são cobradas pelo Hospedagem. A Passaporte não cobra penalidades nem
valores de Gerenciamento por alterações ou cancelamentos de reservas de
Hospedagem.
A
informação específica da Hospedagem, como nome, localização, categoria,
horários de check-in e check-out e serviços incluídos se encontra
suficientemente detalhada em sua reserva, acessível em sua conta em “Minhas
Viagens”, podendo ser consultadas nos canais de atendimento ao cliente,
disponíveis no site ou em “Minhas Viagens”. A Passaporte esclarece que toda a
informação fornecidas são inseridas e atualizadas “on-line” diretamente por
cada Hospedagem. Eles são responsáveis exclusivos pela atualização das tarifas,
disponibilidade e outros dados inseridos na Plataforma. É de suma importância
que você tome conhecimento dos comentários de outros passageiros para verificar
se a Hospedagem se ajusta às suas preferências e necessidades. A Passaporte não
é e não deve ser interpretada como uma promotora da qualidade, do nível do
serviço e/ou da qualificação ou classificação de qualquer Hospedagem.
A Passaporte
lhe oferece distintas modalidades para poder efetuar e pagar suas reservas da
HOSPEDAGEM. A Passaporte indicará, em cada caso, as opções de pagamento
disponíveis conforme a Hospedagem selecionado.
Você tem a
possibilidade de pagar sua estadia integral e diretamente à Hospedagem, que
determinará o momento da cobrança. No caso de serviços “não reembolsáveis”, a
Hospedagem poderá cobrar o total da estadia no momento de finalizar a sua
compra. Você deverá informar na Plataforma os dados de seu cartão de crédito,
que serão transmitidos à Hospedagem para garantir a sua reserva. A Hospedagem
poderá cobrar toda ou parte da tarifa no seu cartão de crédito, na moeda local
da Hospedagem ou em dólares norte- americanos no caso de Hospedagem no
exterior.
Você também
poderá pagar um adiantamento à Passaporte, em cujo caso deverá pagar o saldo
restante diretamente à Hospedagem, sob as condições que este determinar para a
sua cobrança.
Sob esta
modalidade, Você aceita que a Passaporte cobre no seu cartão de crédito o valor
total da reserva, que inclui impostos, taxas e emolumentos fiscais e/ou o valor
do Gerenciamento.
A Passaporte
oferece Hospedagens em sua Plataforma conforme a disponibilidade informada
pelos Fornecedores através de um sistema informático de reservas. Em nenhum
caso a Passaporte oferecerá uma Hospedagem que não conceda disponibilidade no
sistema. Caso uma Hospedagem não possa respeitar a sua reserva nas condições
contratadas, a Hospedagem deverá proporcionar- lhe, ao seu próprio custo, um
alojamento alternativo/a de qualidade igual ou superior ao reservado por você
originalmente. A Passaporte, em seu caráter de intermediário, envidará seus
maiores esforços para que você possa disfrutar de sua estadia sem
inconvenientes.
Lembre-se
de que se Você não se apresentar na Hospedagem na data e horário correspondentes,
a Hospedagem poderá cancelar sua reserva e considerá-la como NO SHOW, caso em
que Você não terá o direito de exigir o reembolso total ou parcial do valor
pago. Se por alguma circunstância você for chegar fora dos horários indicados,
comunique-se previamente com a Hospedagem e/ou com a Passaporte.
A
possibilidade de efetuar alterações e/ou cancelamentos e, no caso, as
penalidades aplicáveis a cada circunstância estão sujeitas às políticas do
Hospedagem que são informadas na Plataforma e no Voucher. A Passaporte não fixa
nem cobra penalidades por alterações e/ou cancelamentos. Qualquer exceção às
referidas condições deverá ser autorizada pela Hospedagem.
Se viajar
com menores, tem de incluí-los na reserva mesmo que não ocupem a cama.
Lembre-se de que existem Hospedagens que não aceitam menores.
Se Você
levar consigo pertences de valor superior ao que ordinariamente levam os
passageiros, deve declarar à Hospedagem e guardá-los em cofres disponíveis na
Hospedagem. A responsabilidade da Hospedagem é limitada ao valor declarado dos
pertences depositados. Leve em consideração que se os bens forem excessivamente
valiosos a Hospedagem poderá se negar a recebê-los.
Sem
prejuízo dos horários de check-in e check- out particulares informados por cada
Hospedagem na Plataforma, a quantidade de dias previstos de hospedagem é
computada a partir do horário do check- in e finalizada no horário do check-out
do dia seguinte, independentemente da hora de chegada e/ou de saída e da
utilização completa ou fracionada dele. Leve em consideração que os horários
que constam no voucher estão expressos no horário local do lugar de destino.
Não se
esqueça de que cada Companhia de Cruzeiros (a “Companhia de Cruzeiros”) tem
seus próprios regulamentos de serviços e tarifas para a provisão de viagens em
cruzeiros (“o(s) “Cruzeiro(s)”):
Se Você
contratar um Cruzeiro, a Passaporte lhe enviará um correio confirmando seu
Pedido de Compra e lhe informará um número de confirmação da Companhia de
Cruzeiros. Lembre-se de que os documentos enviados pela Passaporte no momento
de confirmação do Pedido de Compras não são válidos para embarcar e você deverá
obrigatoriamente apresentar um voucher que lhe será enviado pela Passaporte,
conforme a Companhia de Cruzeiros escolhida, com uma antecedência de pelo menos
48 horas antes da data de saída do cruzeiro ou, que você mesmo poderá obter,
realizando o check-in através do link que a Passaporte lhe enviará ou no site
da Companhia de Cruzeiros. O check-in deve ser realizado com a antecedência que
lhe será indicada em cada caso, mas que deverá ser de, no mínimo, 4 dias antes
da data de embarque. A Passaporte também lhe enviará um e-mail, com as
“Informações Úteis” da Companhia de Cruzeiros. É importante que você leia e
compreenda esta informação para evitar qualquer inconveniente antes ou durante
a sua viagem de Cruzeiro.
A
informação sobre as tarifas e as características do serviço é proporcionada
pelas Companhias de Cruzeiros através de seus sistemas de informação. A tarifa
inclui o alojamento no navio na categoria escolhida, o transporte marítimo,
todas as comidas, algumas bebidas sem álcool (dependendo do navio) e a maioria
do entretenimento. Salvo indicação em contrário contida na Plataforma, não
inclui bebidas, cafeteria, qualquer despesa médica, qualquer serviço ou produto
fornecido por contratados independentes, compras nas boutiques, lavanderia,
serviços de revelação de fotos e fotografias captadas pelo fotógrafo de bordo,
cabelereiro, massagens, serviços de spa, serviços de telefonia, telegramas, fax
e internet, gorjetas, excursões em terra e qualquer outra despesa pessoal.
Por motivos
alheios ao controle da Passaporte, a Companhia de Cruzeiros poderá alterar
certas condições dos Cruzeiros, como horários, datas, itinerários: poderá
atrasá-los e/ou reprogramá-los e/ou cancelá-los. A Passaporte não tem nenhuma
ingerência nem intervenção com relação às alterações que poderão sofrer os
Cruzeiros antes ou durante a viagem. O Comandante do Cruzeiro, a seu exclusivo
juízo, poderá alterar o itinerário, mudar e/ou suprimir escalas por razões
técnicas, meteorológicas ou de marés adversas quando o considerar necessário ou
oportuno, para a segurança dos passageiros do Cruzeiro ou que possa existir o
menor risco para as pessoas e/ou outra, sem que os passageiros possam exigir indenização
alguma.
Você deverá
estar presente nos escritórios de despacho do transportador no porto de partida
no dia previsto e no horário indicado com o voucher e a Documentação de Viagem.
É aconselhável que se apresente com pelo menos cinco horas de antecedência.
Leve em consideração que os horários constantes em seu voucher estão expressos
na hora local do País de escala e/ou de destino. Lembre-se de que se você não
se apresentar no embarque ou chegar com atraso ao embarque (No Show), Você não
terá o direito de exigir a devolução total ou parcial do valor pago.
A
possibilidades de efetuar alterações e/ou cancelamentos e, no caso, as
penalidades aplicáveis a cada circunstância estão sujeitas às políticas da
Companhia de Cruzeiros que são informadas na Plataforma. A Passaporte não fixa
nem cobra penalidades por alterações e/ou cancelamentos. Qualquer exceção às
referidas condições deverá ser autorizada pela Companhia de Cruzeiro.
As
Companhias de Cruzeiro não permitem o embarque nem a hospedagem em uma cabine a
menores de 18 anos sem a companhia de seus pais ou responsável legal (nos
cruzeiros do Caribe, a proibição vale para até os 21 anos), assim como bebês
menores de 6 meses no momento do embarque. Este limite mínimo de idade é
elevado a 12 meses no caso de Cruzeiros Transatlânticos ou com uma duração de
15 dias ou mais. Sugerimos que revise cuidadosamente as políticas da Companhia
de Cruzeiros sobre menores toda vez que os requisitos puderem variar conforme a
empresa ou o itinerário. A Companhia de Cruzeiros poderá negar-se a realizar
reembolsos e/ou qualquer tipo de ressarcimento àqueles que se virem afetados
pela negação de embarque de um menor que não cumpra com os requisitos de idade
ou de algum de seus acompanhantes. A idade do Passageiro na data de saída
determina seu estado para todas as férias em Cruzeiro.
As
Companhias de Cruzeiros têm diferentes políticas de franquia de bagagem.
Informe-se antes de viajar. A qualquer momento, a bagagem e os pertences dos
passageiros são transportados, armazenados e manipulados sob a absoluta
responsabilidade do proprietário. Qualquer objeto considerado valioso, tal como
joia, medicamento, equipamento eletrônico, artigo delicado, assim como os seus
Documentos de Viagem, deverá ser transportado pelos passageiros em sua bagagem
de mão, tanto no embarque como no desembarque. A responsabilidade por roubo
e/ou furto e/ou perda da bagagem e demais objetos pessoais dos passageiros é
exclusivamente da Companhia de Cruzeiros. Em caso de perda ou dano da bagagem,
você deve dirigir-se aos escritórios de atendimento ao cliente do Cruzeiro pelo
qual está viajando e realizar a correspondente reclamação. Aconselhamos
contratar um seguro- viagem para cobrir parte desses riscos.
Você
garante que está apto para viajar e que sua conduta ou estado não prejudicará a
segurança ou comodidade do Cruzeiro e/ou dos demais passageiros. Se considerado
necessário, as Companhias de Cruzeiro poderão exigir de qualquer passageiro a
apresentação de um atestado médico de aptidão para viajar no Cruzeiro. É
aconselhável que as mulheres gestantes consultem um médico antes de viajar em
qualquer etapa da gravidez. Entretanto, é de suma importância o pleno
conhecimento das condições estabelecidas pela Companhia de Cruzeiros para
grávidas, já que geralmente não aceitam embarcar passageiras que, na data
prevista para o embarque, tenham mais do que 6 meses de gravidez. Para aqueles
passageiros com alguma incapacidade de mobilidade, visual ou auditiva e/ou que
requeiram dietas especiais, estes poderão realizar estas solicitações entrando
em “Minha Reserva” ou em “Minha Conta”. Leve em consideração que deverá ter a
documentação médica que ateste a necessidade para poder realizar as referidas
solicitações. A Passaporte não é responsável por qualquer procedimento inerente
à coleta e envio do atestado de aptidão médica ou qualquer documento
equivalente à Companhia de Cruzeiro, cabe a Você a adoção desse procedimento
com a Companhia de Cruzeiro
As cabines
garantidas são uma boa maneira de viajar economizando. A tarifa garantida se dá
em cabines de base dupla e não têm localização definida. Ainda que sua reserva
esteja confirmada, você somente terá a confirmação do piso e do número da
cabine no momento do embarque e sem direito a alterações. Leia atentamente as
condições que são estabelecidas para este tipo de serviço.
Cada
Companhia de Cruzeiros tem a sua política sobre gorjetas, mas, em geral, são
obrigatórias e, salvo promoções especiais, não estão incluídas na tarifa paga.
Algumas empresas oferecem gorjetas pré-pagas, outras as incluem no cartão de
embarque e outras as cobram ao final do Cruzeiro. O valor da gorjeta dependerá
de vários aspectos, tais como a Companhia de Cruzeiros, o tipo de cabine e a
idade dos passageiros. É importante levar em consideração que a gorjeta é por
pessoa (por dia ou noite, conforme estabelecido pela Companhia de Cruzeiros) e
não por cabine. Da mesma maneira, dependendo da Companhia, as crianças menores,
de determinada idade, também deverão pagá-la. Informe-se sobre a política de
gorjetas do Cruzeiro.
A
responsabilidade do transportador marítimo está regulamentada pela Agência
Nacional de Transportes Aquaviários (ANTQ) http://portal.antaq.gov.br/.
Qualquer reclamação, demanda ou denúncia pela prestação do Serviço deverá ser
dirigida à Companhia de Cruzeiros.
Cada
locadora de automóveis (a(s) “Locadora(s)”) tem suas próprias regras e tarifas
aplicáveis sobre o serviço de aluguel de veículos (o(s) Automóvel(is)).
A Passaporte
é mera intermediadora da locação entre Você e a Locadora de Veículos, sendo
esta última responsável por garantir que o preço informado na Plataforma para o
aluguel de Automóveis inclui a locação do carro por um período determinado
(dia, semana, mês), quilometragem ilimitada e a totalidade dos requisitos. A
Locadora poderá requerer de você a contratação de seguros para a retirada do
Automóvel e propiciar a circulação no destino escolhido. Salvo disposição em
contrário contida na Plataforma, a tarifa de locação não inclui o pagamento de
multas, infrações, serviço de guinchos, combustível, entregar o automóvel em
cidade distinta daquela da retirada, nem qualquer outro serviço adicional.
Quando Você
reserva um Automóvel , está realizando uma reserva para uma “classe” de
Automóveis e não para veículos de marcas, anos ou modelos específicos, nem de
características especiais que não sejam comuns a todos os veículos da classe. A
Locadora garante o tamanho e a capacidade do Automóvel, entretanto, a marca e o
modelo dos veículos estarão sujeitos à disponibilidade e localização.
A Passaporte
lhe oferece três modalidades distintas para poder efetuar e pagar suas reservas
de automóveis. Desta maneira, você tem a possibilidade de: (a) pagar “on-line”
e através da Passaporte, 100% do valor de sua reserva; (b) pagar somente um
percentual do valor total, caso em que deverá pagar o saldo remanescente no
destino, no momento de retirar o Automóvel; ou (c) pagar 100% de sua reserva
diretamente no destino, sem a necessidade de desembolsar nenhum valor no
momento da reserva. Neste caso, você deverá informar à Passaporte seus Dados
Pessoais, que serão transmitidos à Locadora para garantir a sua reserva. Caso
Você decida pagar o total ou parte de sua reserva através da Passaporte, sua
reserva poderá ficar sujeita a confirmação, circunstância que lhe será
informada no primeiro e- mail que receber.
De acordo
com o estabelecido para cada Locadora, Você poderá adquirir reservas
reembolsáveis ou não reembolsáveis. Caso a reserva adquirida permita reembolso,
poderá ser cancelada a qualquer momento, sempre que você notificar a Passaporte
e/ou a Locadora, sobre sua vontade nesse sentido com pelo menos 24 horas de
antecedência em relação ao horário de retirada do veículo. Passado esse prazo,
não poderão ser efetuados reembolsos. Caso isso aconteça, os reembolsos serão
gerenciados através de “Minha Reserva” ou de “Minha Conta” na Plataforma, e
poderão demorar entre 30 e 45 dias úteis até a sua efetiva devolução. Se o
pagamento tiver sido efetuado mediante transferência bancária, a Passaporte
solicitará novamente seus dados para poder gerenciar o reembolso através desse
meio. Entretanto, as reservas confirmadas e pagas através da Pasaporte não
admitem alterações. Portanto, você tem a opção de cancelar sem custo sua
reserva até 24 horas antes do horário previsto para a retirada do veículo e
preencher novo Pedido de Compra com as condições desejadas.
Os períodos
da locação são calculados em blocos de 24 horas. A duração de sua locação
começa e termina nas datas especificadas no seu voucher. Quando o Automóvel for
retirado ou devolvido fora dos horários do funcionamento dos escritórios da
Locadora, a Locadora poderá cobrar valores adicionais.
Se Você desejar
prolongar o período de locação ou se devolver o automóvel depois do horário
determinado no seu voucher, a Locadora poderá aplicar cobranças com base na
tarifa diária local. Aconselhamos chegar ao local de entrega do Automóvel com
tempo suficiente. Leve em consideração que no caso de você devolver o Automóvel
alugado em um local diferente do escolhido, a Locadora poderá aplicar uma
cobrança adicional, exceto quando este serviço já estiver incluído na reserva
adquirida por você.
Quando Você
comparecer à Locadora, deverá apresentar: (i) o voucher do serviço enviado pela
Passaporte; (ii) uma carteira de habilitação vigente, válida no local de
destino e expedida com anterioridade mínima de dois anos; (iii) um cartão de
crédito internacional com limite suficiente para fazer frente à garantia. Em
alguns casos pode ser exigido o passaporte. Se você for viajar para um destino
internacional, poderá ser exigido licença internacional e interamericana de
condução.
Você deverá
apresentar um cartão de crédito internacional em nome do condutor no momento de
retirada do Automóvel. Na hora, a Locadora realizará o bloqueio do valor
correspondente à franquia do seguro a título de garantia, que poderá ser de até
o dobro da tarifa paga ou a pagar pelo aluguel do Automóvel.
Esclarecemos
que durante o período locativo, poderão ser geradas cobranças ou débitos à sua
conta não reclamados pela Locadora de maneira imediata (como multas por
infrações de trânsito ou danos, quebras ou peças faltantes sofridas pelo
Automóvel). Você deverá pagar as referidas multas e pagamentos adicionais
quando forem reclamados pela Locadora. Estes pagamentos adicionais dependem das
políticas de cada Locadora e são cobrados diretamente por elas sem intervenção
ou ingerência alguma por parte da Passaporte.
No destino,
a Locadora poderá lhe oferecer a contratação de serviços adicionais (tais como
seguros com apólices de maior cobertura, quota de recuperação, pagamento por
gasolina, valor por condutor adicional, GPS, assentos para crianças etc.), que
serão contratados diretamente por Você e cobrados pela Locadora sem intervenção
da Passaporte. A contratação desses adicionais é voluntária e alheia à Passaporte,
que não é responsável pelos valores que você deve pagar por esses serviços.
Em certos
destinos, o serviço adquirido não inclui impostos locais e/ou encargos
estaduais, os quais você deverá pagar no momento da retirada do Automóvel,
diretamente à Locadora. Esta situação lhe será suficientemente informada na
Plataforma.
Em certas
jurisdições Você poderá contratar diretamente com a Locadora um serviço de tele
pedágio (como por exemplo, o SUN PASS no estado da Flórida, nos Estados
Unidos), que lhe permitirá trafegar com comodidade e evitar multas. Este
serviço poderá ser livremente contratado por você diretamente com a Locadora. A
Passaporte não é responsável por tais valores e conceitos.
Em alguns
destinos, as Locadoras têm políticas para condutores com idade entre 21 e 26
anos, nas quais poderão constar restrições e/ou pagamentos adicionais que
deverão ser pagos no destino. Estes valores não estão incluídos na tarifa.
Se você
planeja cruzar uma fronteira entre Estados, assegure- se, antes de completar
seu Pedido de Compras, que o Automóvel está autorizado a transitar na região de
destino. Algumas Locadoras podem proibir ou até cobrar um valor adicional por
transitar em País estrangeiro. Revise as condições que são estabelecidas pela Locadora
para este item.
Leve sempre
em consideração que cada operador turístico (o(s) “Operador(es)”) tem sempre
suas próprias regras de serviços e tarifas aplicáveis às atividades, excursões,
traslados, tickets e atrações que fornecem (a(s) “Atividade(s)”)
Sem
prejuízo dos horários particulares informados para cada Atividade na
Plataforma, os horários de abertura e fechamento de algumas atrações variam
conforme o período do ano. Aconselha-se contatar a atração em questão antes de
visitá-la para confirmar os horários aplicáveis na data em que você tenha
planejado fazê-lo. Leve em consideração que os horários que constam no voucher
estão expressos no horário local do destino.
Em alguns
casos, será solicitado que, antes da data para utilizar a Atividade ou do
Traslado, Você se comunique com o Operador para confirmar alguns detalhes e/ou
coordenar o local de encontro e/ou solicitar os vouchers definitivos sem os
quais Você não poderá fazer uso do serviço. Se Você não realizar este contato a
tempo e de maneira correta e, em razão disso, tiver frustrado o uso ou gozo do
serviço, a Passaporte não será responsável e você não terá o direito de exigir
reembolso algum por parte da Passaporte e/ou do Operador.
Nos casos
em que a Atividade contratada for uma atividade de risco, Você assume o risco
de participar da Atividade e declara estar ciente, gozar de boa saúde física e
mental e estar devidamente treinado para participar dessa Atividade. Mediante o
presente, você aceita e assume a total responsabilidade por todos e quaisquer
riscos de doença, ferimentos ou morte (não por descuidada, premeditada ou
fraudulenta conduta) que possam vir a ocorrer em função do desenvolvimento
dessa Atividade. Em atividades arriscadas, você poderá ser solicitado no
destino a firmar um documento assumindo sua responsabilidade por acidentes ou
danos que possam sofrer durante o desenvolvimento da atividade contratada.
A Passaporte
não será responsável pelas condições das atrações ou locais, nem de atos de comissão
ou omissão por parte de terceiros em qualquer Atividade, local ou serviço.
Leve sempre
em consideração que cada empresa de ônibus (a(s) “Empresa(s) de Ônibus”) tem
suas próprias regras de serviço e tarifárias para o transporte de passageiros
em ônibus (o “Ônibus”).
Uma vez
confirmado o Pedido de Compra, Você receberá um e-mail com o bilhete do Ônibus
(o “Bilhete”), que poderá imprimir e levar consigo Você ao terminal juntamente
com a Documentação de Viagem de cada passageiro. No momento do embarque, é
necessário contar com o Bilhete impresso para ser apresentado ao condutor,
ficando um canhoto do mesmo em poder do passageiro como comprovante de viagem,
assim como também é necessário apresentar a Documentação de Viagem
correspondente que permita comprovar a identidade. Se os dados informados dos
passageiros não coincidirem com a Documentação de Viagem que for apresentada
antes de subir ao Ônibus, você não poderá realizar a viagem. As Empresas de
Ônibus se reservam o direito de oferecer o serviço adquirido mediante outra
empresa, quando razões técnicas ou operacionais as impeçam de fazê-lo com suas
unidades, devendo respeitar o preço, qualidade e categoria do serviço. Isso não
se aplica quando existirem motivos de força maior ou caso fortuito.
Nem a Passaporte
nem a Empresa de Ônibus serão responsáveis por despesas ou prejuízos provocados
pela demora na saída, chegada ou por interrupções durante a viagem quando isso
se dever a caso fortuito ou força maior (tais como condições meteorológicas
desfavoráveis, fechamento de passagens em fronteiras ou cortes na rodovia).
Se Você
solicitar um cancelamento da viagem em Ônibus contratado, o valor da devolução
será conforme as seguintes condições: antes de configurado o embarque, Você
terá direito ao reembolso do valor pago pelo bilhete, em até 30 (trinta) dias
do pedido, bastando para tanto a sua simples declaração de vontade por meio de
formulário fornecido pela transportadora. Para efeito de reembolso do valor
pago pelo bilhete dos serviços de transporte rodoviário de passageiros,
considera-se configurado o embarque 3 (três) horas antes do horário do início
da viagem constante do bilhete de passagem. O reembolso de Bilhetes de Passagem
dar-se-á: (a) nos casos de bilhetes pagos em espécie, em moeda corrente ou por
meio de transação bancária de crédito em seu favor; (b) nos casos de bilhetes
pagos com cheque, em moeda corrente ou por meio de transação bancária de
crédito em favor do passageiro, após compensação bancária da ordem de pagamento
e tendo sido configurada quitação do débito, ou devolução do cheque caso o
mesmo não houver sido descontado; (c) para compras efetuadas no cartão de
crédito, por meio de crédito único, realizado na fatura do titular do cartão,
das parcelas já faturadas e pagas, e cancelamento das parcelas vincendas; e,
(d) para compras efetuadas por meio de sistema de crediário, em moeda corrente
ou por meio de transação bancária de crédito em favor do passageiro, das
parcelas pagas, e cancelamento das parcelas vincendas. Faculta-se às
transportadoras, exclusivamente no caso de reembolso, reter até 5% (cinco por
cento) sobre o valor da tarifa, a título de comissão de venda e multa
compensatória, conforme o caso, e com entrega de recibo ao usuário. Na hipótese
de a compra ter sido efetuada na vigência de tarifa promocional, o reembolso da
quantia paga pelo bilhete dar-se-á pelo valor vigente na data de restituição,
subtraído o percentual de desconto concedido na aquisição. O montante do
reembolso será calculado com o valor da tarifa vigente na data da efetiva
restituição, observadas as disposições previstas nos parágrafos anteriores. É
condição para solicitação do reembolso a devolução pelo passageiro dos
bilhetes, salvo na hipótese de aquisição por meio de sistema eletrônico não
presencial, situação em que a transportadora deverá providenciar o cancelamento
da compra e proceder ao reembolso, conforme mencionado acima. No caso de
bilhete internacional, o reembolso terá valor equivalente em moeda estrangeira
convertida no câmbio do dia da efetivação do reembolso. O não comparecimento do
passageiro para embarque ou a não declaração da vontade de desistir antes da
configuração do embarque acarretam a perda do direito ao reembolso, mantendo a
validade dos bilhetes para fins de remarcação e/ou transferência por até um
ano, a partir da data de sua primeira emissão. Se o pagamento tiver sido feito
mediante transferência bancária, a Passaporte solicitará novamente os seus
dados para poder gerenciar o reembolso por esse meio.
Os Bilhetes
de Passagem terão validade máxima de um ano, a partir da data de sua primeira
emissão, independentemente de estarem com data e horário marcados. Dentro do
prazo de validade e mediante a apresentação do Bilhete de Passagem e de
Embarque, os bilhetes com data e horário marcados poderão ser remarcados, para
utilização na mesma linha, seção e sentido. Caso Você opte por serviço em
veículo de categoria diversa do originalmente contratado, arcando com as
diferenças dos valores de tarifa, no caso de serviço em veículo de categoria
superior ou tendo direito à restituição das diferenças de preço, no caso de
serviço em veículo de categoria inferior. Para fins de remarcação, os Bilhetes
de Passagem manterão, como crédito para você, durante sua validade, o valor
atualizado da tarifa. Caso Você deseje remarcar o bilhete adquirido com tarifa
promocional,
saiba que estará sujeito às condições de comercialização estabelecidas pela
transportadora para a nova data de utilização. A partir de 3 (três) horas antes
do horário do início da viagem até a data de validade do bilhete, faculta-se à
transportadora efetuar a cobrança de até 20% (vinte porcento) do valor da
tarifa a título de remarcação, e com entrega de recibo ao usuário. Os bilhetes
de passagem serão nominais e transferíveis. A transferência do bilhete a outro
passageiro dar-se-á pela presença do passageiro cedente ou por meio da
apresentação de seu documento de identidade original, munido dos bilhetes de
passagem e embarque, no guichê da transportadora.
Aconselhamos
que se apresente no terminal com pelo menos cinquenta minutos de antecedência
em relação à hora de partida de sua viagem. Se Você não se apresentar para o
embarque ou chegar com atraso ao embarque (No Show), a Companhia de Ônibus pode
cancelar qualquer reserva para a continuação da viagem ou seu retorno e você
não terá o direito de exigir a devolução total ou parcial do valor pago.
As crianças
que tenham completado 5 (cinco) anos de idade pagarão o valor total da
passagem. Os menores de 5 anos deverão pagar o seguro de responsabilidade
obrigatório na bilheteria da empresa de transporte, ou na mesma antes de
embarcar. Estes últimos não terão direito a ocupar assento. Unicamente poderá
viajar um menor de idade com seguro (apresentando- se com o Documento Nacional
de Identidade) para cada maior de idade que o acompanhe.
Os meninos
e meninas entre 6 (SEIS) e 12 (DOZE) anos poderão viajar com: Um representante
legal, comprovando o vínculo mediante a exibição do Registro de Casamento com a
inscrição do nascimento, Certidão de Nascimento, Passaporte, Certidão Judicial
de Adoção ou algum outro instrumento público que dê plena fé do vínculo
invocado, juntamente com os documentos de identidade do menor e do
representante legal que autoriza. O vínculo também poderá ser comprovado
mediante a verificação do documento nacional de identidade do menor, sempre que
neste conste o nome de seus representantes legais; ou Um terceiro autorizado
por pelo menos um representante legal do menor, exibindo a referente
autorização. A autorização prévia poderá ser outorgada de maneira instrumental
perante os seguintes funcionários: - Escrivães, cuja assinatura deverá ser
comprovada pelo respectivo carimbo de legalização do Colégio de Escrivães. –
Juiz competente, que deverá emitir a competente Resolução Judicial, que deverá
ser comprovada com a comprovação judicial devidamente autenticada pela
autoridade que corresponda à jurisdição, ou por qualquer outro instrumento
público na qual seja transcrita a Resolução Judicial de maneira a fazer plena
fé de si própria. – Autoridade competente do Registro de Estado Civil e
Capacidade das Pessoas, Justiça de Paz e outras autoridades administrativas e
judiciais especialmente habilitadas para tanto. Quando os menores forem
emancipados por matrimônio, tal situação deverá ser comprovada mediante o
Registro de Família ou Certidão de Casamento ou, na sua falta, pela Certidão de
Nacionalidade, Passaporte ou Cédula ou outro documento que comprove a
identidade e no qual conste o referido estado civil. Quando o representante
legal que outorga a autorização for um menor adolescente, deverá também
apresentar o consentimento de qualquer um dos seus próprios representantes
legais, ou, no caso, a concordância judicial.
Os
adolescentes que tiverem entre 13 (treze) e 17 (dezessete) anos de idade
poderão viajar conforme qualquer uma das modalidades previstas no parágrafo
anterior, ou sem acompanhante se contarem com a prévia autorização mencionada.
Os menores que viajarem sozinhos, não poderão ocupar os assentos dianteiros do
piso superior, em geral 1,2,3 e 4. Recomendamos aos passageiros que viagem de
acordo com alguma das modalidades mencionadas neste item, que se apresentarem
no terminal com antecedência superior à aconselhada para uma correta
verificação da Documentação de Viagem.
O Bilhete
inclui um seguro de responsabilidade para todos os passageiros transportados de
acordo com as disposições legais vigentes. A seguradora varia conforme a Empresa
de Ônibus.
Cada
passageiro poderá transportar até 15 kg de bagagem. Consulte a sua Empresa de
Ônibus para os custos no caso de excesso de bagagem.
Não será
permitido o transporte de animais, salvo os cães guia de pessoas com
deficiência visual.
Não podem
entrar nos automóveis materiais inflamáveis, corrosivos, explosivos ou
perigosos de maneira geral.
Nem a Passaporte
nem a Empresa de Ônibus responderão por perdas e danos sofridos por objetos de
valor extraordinário que o passageiro levar consigo e que não o tenha declarado
antes do início da viagem. As mencionadas empresas tampouco são responsáveis
pela perda da bagagem de mão e dos demais objetos pessoais que tenham ficado
sob a custódia do passageiro, salvo se por culpa do transportador.
Por
disposições migratórias de cada País, caso Você não seja residente no País de
destino e contrate por nosso intermédio um Bilhete somente de ida, as
autoridades migratórias locais poderão exigir que Você se justifique sobre as
razões pelas quais não conta com a passagem de volta. Sugerimos consultar o
Consulado ou a Embaixada correspondente antes de efetuar a reserva.
Os serviços
de aluguel de temporada para fins, exclusivamente, turísticos (“aluguel de
temporada”) proporcionados pela Passaporte através da Plataforma consistem em
um espaço virtual para que os proprietários e/ou administradores de
propriedades (o “Proprietário”) ofereçam aos usuários interessados (os
“Usuários”) propriedades para aluguel de temporada (doravante, “Acomodação”) mediante
a publicação de anúncios (os “Anúncios”). Dessa forma, a Passaporte facilita
aos Usuários a possibilidade de comunicar-se a partir da publicação de um
Anúncio disponível na Plataforma, e reservar e gerenciar uma Acomodação,
acompanhando o correspondente processo de reserva.
ESCLARECE-SE
QUE A PASSAPORTE NÃO PARTICIPA DAS RELAÇÕES DIRETAS QUE POSSAM SER
ESTABELECIDAS ENTRE O PROPRIETÁRIO E O USUÁRIO EM DECORRÊNCIA DE UMA RESERVA DE
ACOMODAÇÃO. A PASSAPORTE NÃO É PROPRIETÁRIA NEM ADMINISTRADORA DE NENHUMA
PROPRIEDADE PUBLICADA NA PLATAFORMA. A PASSAPORTE NÃO ACEITA NEM REJEITA
ANÚNCIOS PUBLICADOS PELOS PROPRIETÁRIOS, NEM INTERVÉM NAS POLÍTICAS DE
UTILIZAÇÃO, ALTERAÇÃO OU CANCELAMENTO DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR ELES. A PASSAPORTE
NÃO POSSUI, CRIA, VENDE, ALUGA, ALIENA, FORNECE, CONTROLA TAMPOUCO OFERECE
NENHUMA ACOMODAÇÃO.
Os
Proprietários (que podem ser donos, gerentes da Acomodação ou agentes
devidamente autorizados pelos donos ou gerentes da Acomodação) são os
exclusivos responsáveis pelo conteúdo dos Anúncios. Os contratos de aluguel de
temporada que se concretizam através de algum tipo de intervenção do Site, são
celebrados exclusivamente entre você e o Proprietário, sem que a Passaporte
tenha participação ou responsabilidade alguma. A Passaporte não garante que o
conteúdo dos Anúncios, inclusive, entre outros, ofertas, comentários,
propostas, plantas, fotos, preços e reservas, é atual, exato ou real, ou que
está livre de erros ou alterações por parte dos próprios Proprietários. A Passaporte
não tem a obrigação, mas se reserva o direito, de pré-aprovar o conteúdo dos
Anúncios, sem prejuízo de que, reitera-se, o Proprietário é o único responsável
por garantir a exatidão de qualquer descrição incluída nos Anúncios.
Através da
Plataforma, Você poderá contatar um Proprietário que tenha publicado um Anúncio
e efetuar reservas de aluguel de temporada, utilizando-se das seguintes
modalidades e meios de pagamento:
Reserva Gratuita: a reserva gratuita permite ao Usuário contatar o
Proprietário de maneira gratuita, clicando no botão incluído no Anúncio
destinado a “Contatar o Proprietário”. A Passaporte oferecerá ao Usuário os
dados de contato do Proprietário, com a finalidade de que seja este que ofereça
as maiores especificações sobre a Propriedade, e eventualmente, se confirme a
reserva da Acomodação, recebendo o Proprietário o preço pactuado por ela. O
proprietário terá a opção de aceitar ou rejeitar o pedido de reserva do
Usuário;
Reserva após o Contato: esta modalidade oferece ao Proprietário e ao Usuário a
facilidade de poder comunicar-se através da Plataforma, de modo tal que o
Usuário possa indagar com mais detalhes sobre as características do Anúncio.
Após confirmar sua intenção de realizar a reserva, o Usuário terá a
possibilidade de concretizar sua Reserva através das seguintes modalidades de
pagamento:
Pagamento ao Proprietário: O Usuário tem a possibilidade de pagar sua
reserva de aluguel de temporada integral e diretamente ao Proprietário. A forma
de pagamento, as condições de cancelamento e o preço serão determinados entre o
Proprietário e o Usuário, sem intervenção alguma da Passaporte.
Adiantamento e Pagamento ao Proprietário: O Usuário poderá pagar através do Site um
percentual mínimo à título de adiantamento sobre o preço final. Nesse caso, o
Usuário deverá pagar o saldo remanescente diretamente ao Proprietário, sob as
condições que este determinar para sua cobrança. A menos que estipulado em
contrário, o adiantamento não é reembolsável.
Pré-pagamento: O Usuário
aceita que a Passaporte cobre em seu cartão de crédito o valor total da
reserva. Antes de confirmar sua reserva, o Site lhe informará todas as tarifas
aplicáveis incluídas na tarifa por Acomodação, a fiança (se for aplicável), os
impostos, taxas, emolumentos e/ou o Valor de Gerenciamento.
Reserva Imediata: A Reserva Imediata permite ao Usuário concretizar sua
reserva sem a necessidade de aguardar a respostado Proprietário. Para poder
acessar uma Reserva Imediata, o Usuário terá a possibilidade de concretizar sua
reserva através das modalidades de Adiantamento e Pré-pagamento ao Proprietário
ou de Pré-pagamento explicadas anteriormente.
Importante
salientar que tanto nas modalidades de Reserva após o Contato (com meios de
pagamento como Adiantamento e Pagamento ao Proprietário ou do Pré-pagamento)
como na de Reserva Imediata, o Usuário deverá informar no Site os dados de seu
cartão de crédito, o que implicará na expressa autorização para que a Passaporte
transmita os referidos dados ao Proprietário. Será o Proprietário quem
determinará o momento da cobrança do saldo do preço. Além disso, o Proprietário
ficará autorizado a cobrar o total ou parte do referido saldo de seu cartão de
crédito, na moeda local da Propriedade ou em dólares norte-americanos (no caso
de Propriedades localizadas no exterior).
A
confirmação de uma Reserva de Acomodação em qualquer das modalidades constitui
numa autorização de que o Proprietário concorda que o Usuário acesse, ocupe e
utilize a Acomodação pelo tempo limitado estipulado na reserva, e com os fins
ali determinados. Você aceita pagar o preço proposto pelo Proprietário,
utilizar a Acomodação exclusivamente para fins habitacionais, a desocupar a
Acomodação, deixando-a no mesmo estado em que se encontrava quando da sua
chegada, no dia e na hora determinados de comum acordo com o Proprietário.
Qualquer controvérsia que possa ser derivada dessa estadia dentro da Acomodação
deverá ser dirimida entre você e o Proprietário, não sendo a Passaporte
garantidora nem responsável por qualquer inconveniente que possa ser suscitado.
Em nenhum caso a Passaporte será responsável por prejuízos ou danos que você
possa sofrer em relação à utilização deste aluguel de temporada e/ou das
operações realizadas ou não pelos serviços anunciados através da Plataforma.
Caso um ou mais Proprietários e/ou Usuários e/ou algum terceiro instaurem
qualquer tipo de reclamação ou ações judiciais contra outro Proprietário e/ou
Usuário, você eximirá de toda responsabilidade a Passaporte, suas controladas
e/ou controladoras e/ou relacionadas e/ou os seus diretores, gerentes,
empregados, agentes, operários, representantes e procuradores.
Você poderá
alterar ou cancelar reservas confirmadas, sujeito à política de cancelamento
que tenha sido fixada por cada Proprietário e tenha sido informada aos Usuários
através dos Anúncios. Por tal motivo, solicitamos que antes de confirmar uma
Reserva revise bem a política de cancelamento ou de alteração que lhe é
informada através da Plataforma, pois com a confirmação da Reserva, você aceita
pagar todas as tarifas adicionais ou penalidades e impostos que estejam
associados às referidas alterações ou cancelamentos.
Em nenhuma
das modalidades de reservas explicadas, a Passaporte estabelece com o
Proprietário e/ou com você relação de agência, sociedade, empreendimento
conjunto, empregado-empregador ou franqueador- franqueado. A Passaporte não é
parte de nenhum contrato de locação ou qualquer outra transação entre o
Proprietário e o Usuário, nem é proprietária ou administradora de nenhuma das
propriedades de aluguel de temporada publicadas na Plataforma, tampouco
estabelece ou intervêm nas condições estipuladas pelos Proprietários e os
Usuários.
A Passaporte
não assume responsabilidade alguma pela confirmação da identidade assumida por
cada Proprietário. Recomendamos que se comunique diretamente com o Proprietário
mediante as ferramentas disponíveis na Plataforma, ainda que esta medida não
garanta a identidade da pessoa com a qual se comunicará.
Sob nenhuma
circunstância a Passaporte, suas controladoras e/ou controladas, afiliadas e/ou
relacionas, funcionários, diretores, assessores, agentes e/ou empregados serão
responsáveis pelo efetivo cumprimento das obrigações assumidas pelo
Proprietário e/ou Usuário no aperfeiçoamento das operações relacionadas com os
serviços oferecidos pela Plataforma. Você reconhece e aceita que a Passaporte
não é parte interessada em nenhuma transação que possa ser celebrada a partir
do Serviço de Aluguel de Temporada para fins Turísticos, e que não tem controle
sobre a segurança de nenhuma transação, propriedade de aluguel de temporada ou
sobre a veracidade ou exatidão de qualquer publicação ou outro conteúdo
proporcionado na Plataforma, e não garante a sua segurança.
Na aba
“Pacotes” da Plataforma, você poderá montar uma viagem dinâmica. Na viagem
dinâmica permite que se somem todos os Serviços que Você desejar adquirir,
conforme a modalidade do “Cesto de Compras” e pagar de uma única vez todos os
Serviços. Com a modalidade “Cesto de Compras” Você poderá buscar, selecionar
distintos Serviços (voos e acomodações e atividades e seguro e cruzeiros e
traslados e ônibus e/ou qualquer combinação entre eles) conforme seus gostos e
necessidades, realizando uma só busca e reservando tantos Serviços quantos Você
desejar. A Passaporte simplesmente atua como intermediária mostrando as opções
disponíveis e possibilitando que você selecione os Serviços, Fornecedores e
combinações de Serviços conforme seus próprios gostos e necessidades, mas sem
deixar de atuar como uma intermediária.
A Passaporte
não organiza Pacotes e nem assessora ou tenta vender um Serviço e/ou um
Fornecedor específico em detrimento de outro. Você pode visualizar na
Plataforma todas as opções disponíveis para construir sua própria viagem
combinando voos, acomodações, aluguel de autos e/ou traslados, em lugar de
comprar um pacote pré-definido ou fechado. A Passaporte pode sugerir Pacotes
combinando Serviços para facilitar sua busca. Entretanto, você pode alterar
qualquer desses Serviços a qualquer momento antes da compra para que o Pacote
se adapte às suas necessidades. Lembre-se de que a Passaporte não atua como
organizadora, já que não é quem escolhe e/ou combina os Serviços ou decide qual
será o prestador e/ou a grade de horários.
O processo
para montar o seu Pacote é muito simples e bastam 3 passos: (i) Entre na seção
Pacotes e defina as datas e o destino de sua viagem. (ii) São selecionados os
Serviços, como voo, hotel, aluguel de automóveis ou qualquer outro produto.
(iii) Antes de pagar, é necessário confirmar a compra de cada um dos produtos
selecionados, então, escolhe-se alguma opção de pagamento.
Lembre-se de
que cada serviço selecionado por Você para montar seu Pacote é regido por suas
próprias condições de alteração e/ou de cancelamento estabelecidas por cada
Fornecedor e que a alteração ou cancelamento de um Serviço não afeta, de
maneira alguma, os demais Serviços contratados que serão regidos pelas suas
próprias condições e que deverão ser alterados e/ou cancelados individualmente
sempre que as condições do Fornecedor assim o permitirem.
A Passaporte
Operadora e Agência de Viagens Ltda. é uma agência de viagens devidamente inscrita junto ao
Ministério de Turismo, CADASTUR Ministério do Turismo sob o nº 08.317/963/0001-25,
e sua atividade está regulamentada pela Lei de Agências de Viagens n.º 12.974,
de 15 de maio de 2014.
Estes
Termos e Condições foram atualizados em 23 de fevereiro de 2024, data em que o
download foi feito a partir da Plataforma, e tornados públicos através de
Escritura Pública. A Passaporte compromete- se que, em caso de alterações
futuras, o texto resultante será novamente levado a escritura pública e
publicado no Site.